O que ja aconteceu?

Aconpanhe as dscusões que já aconteceram:
1º encontro
Data: 31/06/2010
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

Analise de conjuntura, com a presença de vinte e uma pessoas representantes de vários segmentos culturais.
O debate foi bastante intenso por vezes acalorado, percebendo-se claramente a carência de discussões relativas às prerrogativas do Conselho e a cultura como ia o todo. Várias observações e questionamentos foram feitos com relação à atuação dos conselhos no município, chegando-se a conclusão de que é necessário e urgente que o conselho se reorganize para que o mesmo tenha uma atuação mais eficiente.
Várias propostas apresentadas, no sentido de fortalecer o conselho e torna-lo mais atuante e democrático.
Importante ressaltar que a fundação elaborou um documento que também levantou questionamentos, pois relatou ações pontuais como sendo atividades suficientes para o atendimento à demanda da cultura do município.
Propostas levantadas.
Ø      Reformar a lei que cria o conselho.
Ø      Realizar plenárias nas comunidades para esclarecer a função do conselho como também para discutir a cultura do município como um todo.
Ø      Criar uma comissão eleitoral.
Ø      Organizar seminário de dois dias.
No final da reunião sendo as propostas acima convergentes, foi colocada em votação a questão do número de membros da comissão eleitoral, pois algumas pessoas defendiam que fosse de sete membros, outras que todo coletivo presente. Após votação venceu por 11 votos a 06, a proposta de ser sete membros, são eles:
Marconi, Professor Bandeira, Fabiana, Rafael, Danilo Farias, Geraldo Cabral, David Lucas.

2º encontro
Data: 12/08/2010 19:30h
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

Analise de conjuntura, ocorreu com a presença de 11 pessoas que foram as seguintes: Negão, Rafael, Gilberto Trindade, Marconi, Lobão, Adiel Luna, Geraldo Cabral, André Agostinho, Severino Pedro, Cláudio, Professor Bandeira. A discussão foi mais produtiva houve uma ratificação de propostas já apresentadas e acréscimo de novas como trazer na próxima reunião minuta de uma carta aberta para discutir o conselho nas micro-regiões; Apresentação de vídeos falando sobre o papel dos movimentos civis na sociedade; preparar cadastro cultural; levar atividades lúdicas e educativas as comunidades.

         Foi proposto também o sábado como o melhor dia para realização dessas atividades. O senhor Rafael sugeriu que fosse feita uma discussão mais profunda sobre a realidade da cultura no município, e que é preciso saber se a sociedade quer ou não um conselho. A próxima reunião foi marcada para o dia 18 de agosto de 2010.

3º encontro
Data: 18/09/2010
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

A reunião do dia 18 teve início as 20:00, como uma hora de atraso do horário previsto o que levou os presentes a definirem que as eleições deveriam ser tomados com as pessoas que estivessem presentes às reuniões, pois não dá para ficar cancelando reuniões quando se faz urgente a regulamentação do Conselho de Cultura. A reunião iniciou-se e foi tirado o seguinte encaminhamento: fazer três encontros até a eleição. 1º um debate com gestor estadual para falar sobre o conselho cultural; 2º discutir o regimento eleitoral e o regimento interno do conselho de Cultura; 3º aprovar regimento eleitoral, eleger a comissão eleitoral definitiva e marcar a data da eleição. A próxima reunião foi marcada para o dia 28 de agosto de 2010.

4º encontro
Data:
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

Foi feito uma revisão das três ultimas reuniões, e assumimos o as seguinte: sugestões das reuniões anteriores:
Definido que teremos 3 momentos antes das eleições,
Primeiro um seminário previsto para a do dia 23 ou 30 de outubro na SEDEC, com 02 convidados José Cleto e Aerso para palestrar sobre o que é e o que faz um conselho e suas experiências, teremos também a presença de Teca Carlos para ajudar na operacionalização dos documentos.
No segundo momento faremos três encontros de formação com a sociedade para definir um novo regimento e discutir a reformulação da lei municipal de criação do conselho de cultura para ser encaminhado pelos eleitos após as eleições.
O Terceiro será para a criação do regimento eleitoral e comissão, com a ajuda do ministério público.
O quarto encontro contou com a presença de:
Bartolomeu 81361813, 86101573, 94648519 - Carlinho Quadrilhas 86539901 - Cláudio A Flores 34584243 - Geraldo Cabral 92955421 - Marcone Laia 41160644 - Robson Dutra, 99262229, 41160376, 87880641,  94106444 - Wanderson Drums 99466638
Os participantes assumiriam as proposta como diretriz a ser seguida e trabalhada pelo movimento de cultura.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 11/09/2010.
A Mobilização para a comissão e para o seminário teve início nesta reunião e já foram definidos alguns canais de comunicação e estratégia de ação como:
Spot de radio; Bicicleta de som; Radio Câmara e Guarani; Faixa e cartazes; Criar uma logo;

5º encontro
Data: 12/09/2010
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

Iniciamos com uma analise de conjuntura, fizemos os informes, e apresentamos as confirmações de Jose Cleto e Arson para o seminário no dia 23 de outubro.
Foi apresentado também o e-mail: camaragibemcultural@gmail.com que será uma ferramenta de comunicação do movimento e os seguintes canais:
Blog: camaragibemcultural.blogspot.com/ Facebook: camaragibemcultural/
Orkut: camaragibemcultural.
Ficou faltando à confirmação de Teca Carlos para a semana e foi firmado o Compromisso de que cada participante indique e acompanhe no mínimo 10 pessoas para o seminário do dia 23 de outubro, e continuar a mobilização o próximo encontro será na SEDEC dia 18 às 9h.
Divulgar nos eventos e nas reuniões como as da FACC.

6º encontro
Data: 18/09/2010
Local: SEDEC (secretária de Desenvolvimento Econômico)

Previsto para as 9h mas iniciou ás 10h pois segurança da SEDEC não foi informado que teria reunião. Com a chegada de Geraldo conseguimos entrar.
Estiveram presentes: Robson, Geraldo, Carlinhos, Cláudio e Heron.
A reunião iniciou com os informes:
Teca Carlo Confirmou sua presença no dia 23 de outubro
Marcone justificou sua ausência pois estava no festival sertão Itaparica
Carlinhos falou na rádio sobre o movimento e as reuniões do movimento o que gerou repercussão com os ouvintes que questionaram com Geraldo a fala de Carlinhos.
Os presentes na reunião consideraram positivo a repercussão.

A pauta da reunião foi a preparação para o dia 23 de outubro o dia do seminário.
Definimos então: dia 23 de outubro às  14h, com a seguinte programação:
14h – Atividade lúdica - Poesia – música – dança – teatro.
14:30h – fala do Movimento (definir) 20min.
14:55h – fala da Fundação 20 min.
15:20h – Palestra de Jose Cleto do Conselho de Cultura de Recife 30min.
15:55h – Palestra de Teca Carlo – Fundarpe 30min.
16:25h – Palestra de Aerso do Conselho Nacional de cultura 30min.
16:55h – Duvidas e experiências.

Como estratégia de comunicação definimos que as entrevista nas rádios em nome do movimento só poder ser dada por participantes da ultima reunião, e ficou definido que Robson, Cláudio, e Carlinho serão as pessoas que falam pelo movimento.
Como sugestão para fortalecimento e credibilidade do movimento convidar pessoas dos movimentos culturais para falarem na radio.

A próxima reunião foi marcada para o dia 25 na SEDEC as 9h com as seguintes pautas:
Convidar pessoas do movimento.
Definir logo do movimento. Modelo do Convite
Mapeamento dos seguimentos para estratégia de mobilização.
Spot de rádio e bicicleta de som.